A Periodontia é a especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (tratamento da gengiva e do osso). Tem uma função primordial na saúde da boca, ela tem a função de salvar os dentes e dessa forma garantir a função e consequentemente a estética do sorriso.

A BASE DA SAÚDE ORAL

A saúde da nossa gengiva e dos nossos ossos é de extrema importância para longevidade de todos os tratamentos dentários. Hoje em dia, é cada vez mais comum encontrarmos pessoas com algum nível de comprometimento de osso e gengiva. Porém, se diagnosticados inicialmente, podemos prevenir diversos problemas futuros.

Saiba que em uma boca saudável, não acontecem sangramentos gengivais espontâneos ou que se repetem com frequência. Infecção causada por bactérias que afeta os tecidos que rodeiam os dentes; caracteriza-se pela formação de um espaço indesejável entre a gengiva e o dente, chamado de bolsa periodontal, a qual favorece o acúmulo de resíduos alimentares e bactérias. Portanto quando isso acontece é fundamental procurar um Periodontista para entender o porque este sangramento está ocorrendo.

O sinal mais característico da Doença Periodontal é o sangramento, mas devemos estar atentos também para: alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço etc.

A forma de prevenir as doenças periodontais é a utilização correta da escova de dentes e do fio dental, e ainda visitas periódicas ao seu cirurgião-dentista (Periodontista).

Para alguns tipos de sangramentos causados por uma inflamação gengival decorrentes do acúmulo da placa bacteriana, a profilaxia é a solução, pois remove a causa do sangramento que é a placa bacteriana. No entanto para os problemas causados pelo tártaro e que tem muitas vezes o envolvimento da estrutura óssea, ou seja, a causa do sangramento não envolve apenas a gengiva e já está comprometendo também o osso, apenas a consulta de profilaxia não será suficiente para resolver o problema.

Para estes casos a consulta com uma Periodontista é fundamental, pois somente a remoção do tártaro e a correta instrução, para que o paciente mantenha uma higienização eficiente no dia a dia, será capaz de resolver o problema do sangramento relacionado ao tártaro e ao envolvimento ósseo.

Dra Hísala Yhanna Florêncio Tristão Santos
Especialista e Mestre em Periodontia Aperfeiçoada em Cirurgia Oral Menor
CRO/RO 3153
Dra. Denise Leda Pedrini de Arruda
Especialista em Periodontia e Prótese Dentária
Mestre em Periodontia
Doutora em Ciências Odontológicas
CRO/RO - 2698

Uma inflamação periodontal pode elevar os fatores de risco para doenças do coração e também se torna uma porta de entrada de infecções em um corpo debilitado por diabetes, por isso é fundamental que o tratamento faça a remoção cuidadosa do tártaro.

A Doença Periodontal é a principal causadora da perda de dentes em adultos. A sua prevenção pode ser feita unicamente removendo a placa bacteriana através de limpeza bucal doméstica com fio dental e escova, mais limpezas periódicas feitas pelo dentista.

ESTÉTICA VERMELHA

A periodontia também cuida da plástica gengival, ou seja, da gengivoplastia realizada melhorando e reanatomizando os contornos da gengiva sobre os dentes.

SORRISO COM ASPECTO INFANTIL

Pessoas que apresentam essa característica, podem, muitas vezes, possuir tecido gengival em excesso. Através da gengivoplastia ou plástica gengival, removemos esse tecido em excesso devolvendo um novo tamanho para os dentes naturais.

ENXERTO GENGIVAL

Quando há algum desequilíbrio oclusal, o tecido periodontal é extremamente afetado a ponto de perder seu suporte. Portanto, há casos em que um enxerto pode ser indicado para restabelecimento do tecido perdido.

Alguns sinais e sintomas das doenças periodontais são

    • Sangramento gengival;
    • Mau hálito persistente (Halitose);
    • Gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis;
    • Gengivas que se afastam dos dentes (retração);
    • Exsudato purulento (pus) entre a gengiva e o dente;
    • Alteração no formato gengival;
    • Mobilidade dentária;
    • Frequentemente indolor (assintomático);
    • Presença de cálculo ou tártaro

Como funciona

Nessa consulta indicamos o tipo de procedimento a se realizar, como por exemplo profilaxia com ultrassom e jato de bicarbonato ou raspagem sub gengival quando em casos mais severos. Caso seja um caso apenas estético, realizamos todo o planejamento para a cirurgia de plástica gengival entre exames clínicos e fotografias

Dependendo da indicação de cada caso

As consultas de reavaliação permitem controlar a patologia e definir novas estratégicas quanto a necessidade de algum refinamento ou alta do paciente. As consultas de manutenção apresentam adaptação a cada caso

Agende uma avaliação

Biossegurança

O uso de máscara é obrigatório

Higienize suas mãos com álcool e preserve o distanciamento social

Caso esteja resfriado e/ou esteve em contato, é alérgico ou se enquadre no grupo de risco, nos avise

Permitido apenas um acompanhante (em caso de paciente idoso ou menor de idade)

Ao final do atendimento, você receberá álcool gel para higienizar suas mãos e irá até a recepção para finalizar seu atendimento

Precisa de ajuda? Nos chame