Cardiologia
O coração é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, e qualquer sinal de falha pode prejudicar todos os demais. Por estes motivos fica clara a necessidade de dar a ele a devida importância. Saiba que se você é um indivíduo adulto e saudável, o check-up deve ser feito pelo menos a cada dois anos, podendo ser em um intervalo ainda menor dependendo do histórico do paciente e doenças preexistentes.
Uma consulta médica com um profissional especialista é o momento ideal para conversar sobre sintomas, histórico familiar e de doenças anteriores, bem como o exame físico, que inclui a ausculta do tórax e na aferição da pressão arterial. É nesta etapa que são definidos os próximos passos para formar um diagnóstico e iniciar ou continuar com o tratamento adequado.
A maioria das pessoas tem o costume de procurar um médico somente quando estão doentes. Este é um grande erro! Você sabia que somente 1 em cada 3 pessoas portadoras de doenças cardíacas apresenta sintomas a tempo de tratá-las? Os outros dois terços já apresentam infarto ou morte súbita como as primeiras manifestações da doença.

Médico cardiologista
CRM 5437 - RQE 1802
Tratamento
Após diagnosticada a doença, o ideal é iniciar o quanto antes com o tratamento adequado.
Damos o nome de doença cardíaca às diversas condições médicas que afetem um ou mais componentes do coração, prejudicando o seu funcionamento.
Após passar por todas as etapas anteriores (consulta, exames e diagnóstico) o médico terá a real dimensão do problema e da gravidade do caso, por isso é tão importante a realização dos exames preventivos e sintomáticos. Somente a partir deste diagnóstico o médico poderá receitar a medicação adequada, bem como a dosagem e duração total do tratamento.
Lembre-se de jamais se automedicar e/ou interromper o uso da medicação sem a autorização do médico.
Frequentemente a medicação prescrita vem acompanhada de outras recomendações, que fazem parte do tratamento, como praticar atividades físicas, mudar a alimentação, controlar ou diminuir peso corporal, parar de beber e/ou fumar e evitar o estresse. Segui-las adequadamente irá aumentar significativamente as chances de cura e, ainda, promover muito mais saúde, bem-estar e qualidade de vida.
Prevenção
Detectar as doenças logo no início contribui para uma boa recuperação e aumenta significativamente as chances de cura.
As doenças cardiovasculares estão hoje entre as principais causas de mortes no país e há uma urgência em reverter este quadro. Para isso, grande parte dos esforços têm sido voltados a prevenção, já que por meio de um acompanhamento regular é possível identificar doenças e fatores de risco precocemente, facilitando a cura e aumentando a qualidade de vida do paciente.
Engana-se quem pensa que somente ao apresentar sintomas deve-se procurar um médico. As visitas ao cardiologista devem ocorrer de maneira regular, já que, geralmente, quando os sintomas surgem estes já ocorrem de forma aguda e grave.