Ortopedia Funcional dos Maxilares
Esse tratamento é indicado principalmente para crianças e jovens que apresentam desarmonia no crescimento facial, com o objetivo de corrigir e prevenir diversos problemas, como: queixo saliente, dentes tortos, lábios normais que se mantém abertos com respiração bucal, osso maxilar estreito e “céu da boca” profundo, dentes entreabertos por sucção de dedo ou chupeta, entre outros.
Os aparelhos utilizados são para redirecionar o crescimento para um padrão facial normal, ou seja, remodelarão as estruturas ósseas, musculares, articulares e funcionais, favorecendo a estética da face e reestabelecendo as funções exercidas pela boca, como fala e mastigação. Além de todos esses fatores, os resultados também são influenciados pela genética de cada paciente.
Devido a faixa etária dos pacientes de ortopedia é necessário o engajamento e o apoio constante da família para o sucesso do tratamento.
Normalmente a evolução desse tratamento acontece através de fases, onde avaliamos novas necessidades de intervenção durante todo o período de crescimento desse paciente.
Lembrando que na Clínica ARPE contamos com nosso scanner 3D Itero, trazendo muito mais conforto aos pequenos, pois não precisamos mais realizar as moldagens com as famosas “massinhas” que muitas vezes geram desconforto e receio, além disso nos permite trabalhar com laboratórios de todo o país com rapidez e agilidade para confecção dos aparelhos.

Especialista em Ortodontia
Pós-graduada em Ortopedia Funcional dos Maxilares
Invisalign® Doctor
CRO/RO 2116
Como funciona
Nesse momento iremos avaliar todas as alterações faciais, alterações da fala, mastigação, e também fazer uma investigação detalhada da sua rotina e possíveis fatores que podem influenciar os resultados desse tratamento. Em seguida realizamos uma avaliação clínica para a identificação da necessidade de melhorias no posicionamento dos dentes e da mordida, exames de rotina pré-tratamento ortopédico são realizados e solicitados, incluindo radiografias, fotografias e escaneamento intra-oral
Através dos dados colhidos na primeira avaliação e dos exames realizados, o especialista realiza o diagnóstico e plano de tratamento de forma individualizada, indicando o aparelho ideal para a resolução do caso.
Instalação do aparelho ortopédico: O aparelho ortopédico pode ser móvel ou fixo (colado nos dentes). Nesse dia instalamos o aparelho e passamos todas as orientações para a família de uso, ativação e cuidados
Nessas consultas checamos a evolução do tratamento, a integridade e efetividade do aparelho, as ativações, os cuidados e higiene do aparelho e dentes. As revisões ortopédicas são agendadas de acordo com o tipo de aparelho que o paciente está utilizando, podendo ser mensais, bimestrais, ou até mesmo com outro intervalo de tempo.
Após atingir os objetivos traçados nessa fase de tratamento, iremos seguir monitorando o crescimento desse paciente. Dessa forma conseguimos avaliar novas necessidades de tratamento que essa criança possa ter e intervir precocemente