Os Traumas de Face são considerados todos os traumatismos na região do rosto, sendo eles superficiais (pele, gordura, músculos), profundos (ossos, nervos e grandes vasos) ou complexos (olhos, nariz, cérebro, via aérea).

A causa mais frequentes de fraturas e ferimentos faciais graves é o acidente de trânsito. Outras causas incluem traumas no esporte, acidentes com animais, agressões físicas, acidentes em casa e no trabalho, ferimentos por arma de fogo, entre outras.

O risco depende da gravidade do trauma e das condições clínicas do paciente. Traumas leves normalmente não trazem nenhuma complicação e alcançam-se resultados extremamente satisfatórios. Hematomas são comuns e raramente necessitam drenagem. Em traumas graves pode ser necessário adiar o tratamento até o paciente esteja estável e não é incomum ser necessário mais de uma intervenção para melhorar o resultado.

Dr. José Leozir Pedroso Júnior
Cirurgião Bucomaxilofacial
Especialista em Implantes Dentários
CRO/RO – 2117
Dr. Carlos Alberto de Arruda Júnior
Cirurgião Buconaxilofacial
Especialista em Prótese Dentária e Implantes Dentários
CRO/RO – 924

As principais lesões da face são

    • Ferimentos simples da face (pele, gordura e músculos);
    • Lacerações de estruturas importantes (lábios, nariz, pálpebras e orelhas);
    • Lacerações com perda de tecido;
    • Lacerações envolvendo estruturas profundas (nervos, ductos de saliva e lágrima);
    • Fraturas do nariz;
    • Fraturas dos maxilares e órbita;
    • Lesões craniofaciais (crânio, base do crânio e esqueleto facial);
    • Lacerações envolvendo perdas teciduais.

Como funciona

O diagnóstico é feito pelo exame físico dos ferimentos e, nos casos de suspeita de fratura, deve se associar radiografias e tomografias computadorizadas. Esse avaliação poderá ser feita no hospital (se o paciente estiver internado) ou no consultório odontológico. O primeiro passo no tratamento é garantir a vida do paciente. O profissional deve garantir que o paciente esteja respirando bem e sem lesões graves que podem levar a morte rapidamente (como hemorragias severas, obstrução de vias aéreas e lesões de órgãos vitais)

O tratamento objetiva corrigir as lesões que foram causadas pelo trauma (devolvendo a forma e a função na medida do possível) e prevenir sequelas (como cicatrizes, retrações, alteração na visão, má-oclusão e deformidades faciais)

A maioria dos ferimentos simples na pele pode ser tratada com anestesia local, limpeza da lesão e sutura. As fraturas da face e lesões complexas são tratadas sob anestesia geral. Os ossos quebrados são restaurados utilizando-se, geralmente, mini-placas e parafusos de titânio (que são biocompatíveis e não sofrem rejeição) que facilitam a recuperação e cicatrização óssea e dos tecidos

A permanência no hospital e a evolução pós-operatória variam segundo a gravidade dos ferimentos. Na maioria dos casos de fraturas de face os pacientes retornam as suas atividades habituais com 15 dias. Esse acompanhamento é feito em consultório pelo Cirurgião Bucomaxilofacial

Agende uma avaliação

Biossegurança

O uso de máscara é obrigatório

Higienize suas mãos com álcool e preserve o distanciamento social

Caso esteja resfriado e/ou esteve em contato, é alérgico ou se enquadre no grupo de risco, nos avise

Permitido apenas um acompanhante (em caso de paciente idoso ou menor de idade)

Ao final do atendimento, você receberá álcool gel para higienizar suas mãos e irá até a recepção para finalizar seu atendimento

Precisa de ajuda? Nos chame