Trauma de Face
Os Traumas de Face são considerados todos os traumatismos na região do rosto, sendo eles superficiais (pele, gordura, músculos), profundos (ossos, nervos e grandes vasos) ou complexos (olhos, nariz, cérebro, via aérea).
A causa mais frequentes de fraturas e ferimentos faciais graves é o acidente de trânsito. Outras causas incluem traumas no esporte, acidentes com animais, agressões físicas, acidentes em casa e no trabalho, ferimentos por arma de fogo, entre outras.
O risco depende da gravidade do trauma e das condições clínicas do paciente. Traumas leves normalmente não trazem nenhuma complicação e alcançam-se resultados extremamente satisfatórios. Hematomas são comuns e raramente necessitam drenagem. Em traumas graves pode ser necessário adiar o tratamento até o paciente esteja estável e não é incomum ser necessário mais de uma intervenção para melhorar o resultado.

Cirurgião Bucomaxilofacial
Especialista em Implantes Dentários
CRO/RO – 2117

Cirurgião Buconaxilofacial
Especialista em Prótese Dentária e Implantes Dentários
CRO/RO – 924
As principais lesões da face são
- Ferimentos simples da face (pele, gordura e músculos);
- Lacerações de estruturas importantes (lábios, nariz, pálpebras e orelhas);
- Lacerações com perda de tecido;
- Lacerações envolvendo estruturas profundas (nervos, ductos de saliva e lágrima);
- Fraturas do nariz;
- Fraturas dos maxilares e órbita;
- Lesões craniofaciais (crânio, base do crânio e esqueleto facial);
- Lacerações envolvendo perdas teciduais.
Como funciona
O diagnóstico é feito pelo exame físico dos ferimentos e, nos casos de suspeita de fratura, deve se associar radiografias e tomografias computadorizadas. Esse avaliação poderá ser feita no hospital (se o paciente estiver internado) ou no consultório odontológico. O primeiro passo no tratamento é garantir a vida do paciente. O profissional deve garantir que o paciente esteja respirando bem e sem lesões graves que podem levar a morte rapidamente (como hemorragias severas, obstrução de vias aéreas e lesões de órgãos vitais)
O tratamento objetiva corrigir as lesões que foram causadas pelo trauma (devolvendo a forma e a função na medida do possível) e prevenir sequelas (como cicatrizes, retrações, alteração na visão, má-oclusão e deformidades faciais)
A maioria dos ferimentos simples na pele pode ser tratada com anestesia local, limpeza da lesão e sutura. As fraturas da face e lesões complexas são tratadas sob anestesia geral. Os ossos quebrados são restaurados utilizando-se, geralmente, mini-placas e parafusos de titânio (que são biocompatíveis e não sofrem rejeição) que facilitam a recuperação e cicatrização óssea e dos tecidos
A permanência no hospital e a evolução pós-operatória variam segundo a gravidade dos ferimentos. Na maioria dos casos de fraturas de face os pacientes retornam as suas atividades habituais com 15 dias. Esse acompanhamento é feito em consultório pelo Cirurgião Bucomaxilofacial